segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Termossifão ou circulação forçada?

Enquanto a estrutura avança, temos tratado paralelamente de outras questões importantes. A mais recente tem a ver com o tipo de painéis solares a instalar (térmicos ou fotovoltaicos? Sistema termossifão ou circulação forçada?). And the winner is...


"Como funciona o sistema termossifão?

A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar. O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem tornando-se menos denso, subindo do colector para o depósito. A permuta é feita para a água de consumo, o fluido térmico arrefece e desce para os colectores, fechando –se o ciclo. O depósito deve ficar sempre acima dos colectores solares.



Como funciona o sistema de circulação forçada?
A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar.
O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem.
O fluido quente, circula em circuito fechado e transfere calor através da serpentina do depósito para a água de consumo.
A circulação do fluido é gerida pelo controlador diferencial e pelo grupo de circulação em função das temperaturas medidas."


+ info: http://www.paineissolares.gov.pt/faq.html

Sem comentários:

Enviar um comentário